Skip to content Skip to footer
Intelligence Hub

Ranking Digital União Europeia - 2022

Análise do Índice de Digitalização da Economia e Sociedade (DESI) de 2022, nos 27 Estados-membros da União Europeia.

Portugal, juntamente com os restantes 26 Estados-Membros da UE, foi posto à prova em novos domínios, com novos modelos de trabalho, novos canais digitais, novos métodos de capacitação e requalificação e novas exigências ao nível da segurança. Tudo áreas onde a tecnologia e a maturidade digital da nossa sociedade assumiram um papel central na resposta às crises que atravessamos.

Segundo o Digital Economy and Society Index (DESI) de 2022, Portugal continua atrás da média europeia, ocupando o 15º lugar entre os 27 Estados-membros, tendo subido uma posição face a 2021. O pódio é ocupado pela Finlândia, Dinamarca e Holanda.

Pela positiva, destaca-se a utilização de tecnologias para sustentabilidade ambiental em 1º lugar, a partilha eletrónica de informação e a utilização de IA, ambas em 2º lugar, e a adesão a banda larga e a cobertura de fibra ótica, ambos em 3º lugar. Pela negativa, Portugal é o penúltimo país onde o preço da banda larga é mais elevado, na cauda da Europa em percentagem de licenciados em TIC (25º lugar), com um dos menores usos de dados abertos (23º lugar). As competências básicas de software colocam-nos no 21º lugar, a utilização de redes sociais nas empresas em 22º e os utilizadores de e-Government em 21º.

O DESI é um indicador quantitativo, publicado anualmente, desde 2015, pela União Europeia, que pretende avaliar e comparar a competitividade digital dos 27 Estados-Membros, identificando políticas nacionais e áreas de intervenção prioritárias para a inovação digital sustentada. Esta análise é estruturada em quatro dimensões fundamentais – Capital Humano, Conectividade, Integração de Tecnologia Digital e Serviços Públicos Digitais –, que são detalhadas em 33 indicadores, permitindo o acompanhamento da sua evolução ao longo do tempo.

Fonte de dados: Comissão Europeia – Eurostat

Relacionados

Análise do Índice de Estado de Direito da World Justice Project

Análise do Índice de Perceção de Corrupção (CPI), da Tansparency International

Análise do desempenho dos Eurodeputados, antes das eleições europeias de 26 de Maio de 2019

Avaliação da aplicação da Convenção Anti suborno da OCDE da Transparência Internacional entre 2018-2021