Índice de Perceção de Corrupção - 2021
Análise do Índice de Perceção de Corrupção (CPI) de 2021, da Transparency International.
Dois anos após a devastadora pandemia de COVID-19, a edição de 2021 do Índice de Perceção da Corrupção (CPI) revela que os níveis de corrupção estagnaram em todo o mundo. Apesar dos compromissos assinados em papel, 131 países não fizeram progressos significativos contra a corrupção na última década e 27 países baixaram a sua pontuação. Enquanto isso, direitos humanos e democracia estão sob ataque em todo o mundo.
O Índice de Perceção da Corrupção (CPI) é a mais antiga e abrangente ferramenta de medição da corrupção no mundo, analisando os níveis de corrupção no setor público de 180 países e territórios, pontuando-os de 0 a 100, com base na perceção de especialistas e executivos de negócios sobre os níveis de corrupção no setor público. É um índice composto, ou seja, resulta da combinação de fontes de análise de corrupção desenvolvidas por um conjunto de organizações independentes de referência, que permite classificar de 0 (percecionado como muito corrupto) a 100 (muito transparente).
Em 2021, o CPI destaca a relação entre corrupção e abuso de direitos humanos, e como países percebidos como altamente corruptos têm maior probabilidade de reduzir seu espaço cívico e democrático e atacar os direitos da população.
Fonte de dados: Relatório do CPI da Transparency International – 2021
Relacionados
Análise do Índice de Digitalização da Economia e Sociedade (DESI) nos 27 Estados-membro da UE
Análise do desempenho dos Eurodeputados, antes das eleições europeias de 26 de Maio de 2019
Avaliação da aplicação da Convenção Anti suborno da OCDE da Transparência Internacional entre 2018-2021