Skip to content Skip to footer
Intelligence Hub

Índice de Perceção de Corrupção - 2021

Análise do Índice de Perceção de Corrupção (CPI) de 2021, da Transparency International.

Dois anos após a devastadora pandemia de COVID-19, a edição de 2021 do Índice de Perceção da Corrupção (CPI) revela que os níveis de corrupção estagnaram em todo o mundo. Apesar dos compromissos assinados em papel, 131 países não fizeram progressos significativos contra a corrupção na última década e 27 países baixaram a sua pontuação. Enquanto isso, direitos humanos e democracia estão sob ataque em todo o mundo.

O Índice de Perceção da Corrupção (CPI) é a mais antiga e abrangente ferramenta de medição da corrupção no mundo, analisando os níveis de corrupção no setor público de 180 países e territórios, pontuando-os de 0 a 100, com base na perceção de especialistas e executivos de negócios sobre os níveis de corrupção no setor público. É um índice composto, ou seja, resulta da combinação de fontes de análise de corrupção desenvolvidas por um conjunto de organizações independentes de referência, que permite classificar de 0 (percecionado como muito corrupto) a 100 (muito transparente).

Em 2021, o CPI destaca a relação entre corrupção e abuso de direitos humanos, e como países percebidos como altamente corruptos têm maior probabilidade de reduzir seu espaço cívico e democrático e atacar os direitos da população.

Fonte de dados: Relatório do CPI da Transparency International – 2021

Relacionados

Análise do Índice de Digitalização da Economia e Sociedade (DESI) nos 27 Estados-membro da UE​

Análise das faltas dos deputados a sessões plenárias, nas legislaturas XIII e XIV

Análise do desempenho dos Eurodeputados, antes das eleições europeias de 26 de Maio de 2019