Programa de Investigação Anticorrupção

Objetivo:

Mobilizar a comunidade científica para a conceção, teste e implementação de novas soluções tecnológicas aplicadas à prevenção e combate do fenómeno da corrupção em Portugal.

Benefícios e valor acrescentado:

- Criação de uma rede de investigação nacional que promova a aplicação da Inteligência Artificial e Machine Learning ao desenvolvimento de ferramentas que promovam uma cultura de integridade no sistema público-estatal.

- Criação de novos algoritmos e dashboards web públicos para fomento da transparência da atividade parlamentar e da proximidade eleito-eleitor.

- Criação de novos algoritmos e ferramentas AI/ML para melhoramento da utilidade e transparência da base de dados de contratação pública base.gov.

- Criação de novos algoritmos e ferramentas AI/ML para auxilio ao jornalismo de investigação.

 

Parceiros diretos e indiretos:

20 investigadores em áreas promovidas por André Corrêa d’Almeida e que se encontram associados à Columbia University, Universidade do Minho, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Aveiro,  Universidade Portucalense, INESC-ID, INESCTEC, Universidade de São Paulo, University of London (Royal Holloway), University of Mannheim e Universitat Politècnica de València.    

Livros em destaque

Ref Sist Parlam - André.png
Corr em PT.png
Smarter NY.png